A escola que temos e a escola que queremos? (II)

E a escola, o professor, a carteira, a classe, a aula, a “matéria”, a prova, o recreio, a sala fechada, mudou? Não, não mudou , ela é a mesma da Revolução Industrial;  fabril, em turnos, mecanicista, repetitiva, vazia. E não mencionaremos sobre castigos,violências verbais e as vezes físicas que pasmem ainda acontece em algumas escolas.  E, então como educar para a paz e não violência. Qual o caminho?

Se , considerarmos  os 4 pilares de educação da UNESCO: Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a conviver, Aprender a ser e o aprofundamento de cada uma destas  aprendizagens no  exercicio do fazer, no inédito viável freiriano e em  construção na coletividade , na cooperação, já dariamos , então ,  ” o mínimo passo elegante ” como propõe  a Pedagogia da Cooperação. E, falando em Pedagogia esta reconfiguração pedagógica, educacional consiste numa nova visão de mundo, um mundo sustentável em todas as dimensões.

Dar-se a quando da teoria realizarmos a “praxis pedagógica” o exercício  do fazer, da pratica de como fizeram Nise da Silveira e Maria Nilde Mascelani , da ousadia e da coragem em ser ético em tempos sombrios.

Diante deste panorama do que reproduz a escola antiga, porém, vigente, estamos ou acomodados ou incomodados , segundo Darcy Ribeiro , resignados ou indignados , tal como ele também prefiro a indignação. Indignação esta que nos aguça e movimenta, nos coloca em ação, constrói novos caminhos para de fato termos uma Educação para todos, pela equidade, pela liberdade,pela justiça social , pela alegria de ser, pela paz.

Não somos poucos, apenas, estamos espalhados por este mundo,e em muitos lugares já existem pessoas inspiradoras e inspiradas para uma nova construção social. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável  (ODS 2030) consideram que precisamos de 5 P (Planeta, Pessoas, Parcerias, Paz e Prosperidade ) e lanço a proposta que vislumbremos  um plano  sustentável com estes 5 P que possamos construir uma sociedade mais humana, mais feliz e mais justa e tendo a escola um campo potente  de transformação , se todos de nós , um dia nós encontramos ou nos encontraremos  por lá.

Neste momento de Outono em Portugal e Primavera no Brasil de 2022 em ambos os países há pessoas engajadas e comprometidas com a criação das Comunidades de Aprendizagem compondo belas paisagens,  algumas como  sementes brotando lindamente, outras já florindo e frutificando, outras se renovando, se atualizando,mas já enraizadas e frondosas.

É preciso regar e adubar todos estes jardins polenizados prontos para fecundar  uma nova educação, que valoriza a vida de todos os seres , pelo amor, pela solidariedade em harmonia com os recursos naturais  e pela ampliação da consciência a fim de  manifestarmos a escola que queremos .

 

Janaina Chichorro

Mãe, Professora, Atriz, Colaboradora do Prof. José Pacheco

Partilhar

Comments are closed.

Subscreva o nosso Boletim!

Subscribe our newsletter!