A Meditação Transcendental reduz o consumo de tabaco, álcool e drogas

Em Portugal, no ano 2019, 1 827 450 pessoas tomaram diariamente bebidas alcoólicas.[i]  Adicionalmente, em 2021, 13 242 utentes estiveram em tratamento por problemas relacionados com o uso de álcool e 23 932 utentes estiveram em tratamento por problemas relacionado com o uso de drogas ilícitas. Relativamente ao número de óbitos, em 2021, no nosso país, foram registados 1150 com resultados toxicológicos positivos para o álcool e 413 por overdose ou outras causas de morte com resultados toxicológicos positivos para drogas ilícitas.[ii] [iii]

O consumo abusivo de drogas e álcool tem uma relação estreita com a baixa produtividade profissional, criminalidade, internamentos hospitalares, óbitos e elevados custos em saúde. É inquestionavelmente um tema relevante na nossa sociedade.

De uma maneira geral, os praticantes de Meditação Transcendental (MT) com mais tempo de prática têm uma maior probabilidade de cessar ou reduzir significativamente o tabagismo, o consumo de álcool ou o abuso de drogas. [iv] [v] [vi]

Num robusto estudo de meta-análise [vii] (estudo estatístico que combina resultados de vários estudos), a MT foi mais eficaz na redução do tabagismo, consumo de álcool e uso de drogas ilícitas do que os programas convencionais, combinados ou não com técnicas de relaxamento.

A MT produz efeitos fisiológicos e psicológicos opostos à causa da adição. Estes efeitos ocorrem de forma natural como produto de neutralização de stress e experimentando uma maior realização interior sem manipulação de comportamentos, crenças e/ou atitudes. Com o aumento de realização interna e felicidade, a necessidade de procurar gratificação fora de si mesmo diminui e, consequentemente, os comportamentos de adição decaem.

A MT significativamente reverte os fatores fisiológicos e psicológicos que levam ao abuso de substâncias aditivas, promovendo assim a prevenção primária. Também produz efeitos significativos na redução do consumo de álcool, cigarros e drogas ilícitas na população em geral (prevenção secundária) e em utilizadores das substâncias pesadas (eficácia de tratamento). O tempo de abstinência é mantido ou aumentado para os praticantes de MT, sendo também eficaz na prevenção de recaídas.

Concluindo, a MT é uma técnica eficaz na prevenção e tratamento do consumo de tabaco, álcool e drogas pesadas.

 

Fontes bibliográficas:

[i] Instituto Nacional de Estatística, I. P., 2019- Inquérito Nacional de Saúde.
[ii] SICAD- Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, 2021- Relatório Anual 2021 – A Situação do País em Matéria de Drogas e Toxicodependências.
[iii] SICAD- Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, 2021- Relatório Anual 2021 – A Situação do País em Matéria de Álcool.
[iv] Alexander CN, Robinson P, Rainforth M. Treating and preventing alcohol, nicotine, and drug abuse through Transcendental Meditation: a review and statistical meta-analysis. Alcoholism Treatment Quarterly. 1994 11:1-2, 13-87.
[v] Gelderloos P, Walton KG, Orme-Johnson DW, Alexander CN. Effectiveness of the Transcendental Meditation program in preventing and treating substance misuse: a review. Int J Addict. 1991 Mar;26(3):293-325.
[vi] Gryczynski J, Schwartz RP, Fishman MJ, Nordeck CD, et al. Integration of Transcendental Meditation® (TM) into alcohol use disorder (AUD) treatment. J Subst Abuse Treat. 2018 Apr;87:23-30.
[vii] Alexander CN, Robinson P, Rainforth M. Treating and preventing alcohol, nicotine, and drug abuse through Transcendental Meditation: a review and statistical meta-analysis. Alcoholism Treatment Quarterly. 1994 11:1-2, 13-87.

 

Sara Portugal

Partilhar

Comments are closed.

Subscreva o nosso Boletim!

Subscribe our newsletter!