Um estudo de dados de uma das principais seguradoras de saúde norte americana analisou a utilização de cuidados médicos ao longo de cinco anos de dois mil praticantes regulares de Meditação Transcendental (MT) e comparou com grupos controle equiparados por idade, género, ocupação profissional e plano de saúde. A amostra total foi de 600.000 pessoas seguras.
As taxas de internamento hospitalar e de consultas em ambulatório foram significativamente inferiores no grupo dos praticantes de MT em comparação com o grupo controle e à norma.
O grupo de MT teve menos dias de internamento hospitalar relativamente à norma, com menos 50,2% em crianças (0-18 anos), menos 50,1% nos jovens adultos (19-39 anos) e menos 68,4% para adultos mais velhos (+40anos). Quanto às consultas em ambulatório foram respetivamente menos 46,8%, 54,7% e 73,7%.
Com o decorrer dos anos, o grupo controle obteve um aumento acentuado nas necessidades de cuidados de saúde devido ao avanço da idade, enquanto o grupo de MT apresentou apenas um ligeiro aumento nestas mesmas necessidades.
As taxas de internamento hospitalar para condições médicas e cirúrgicas foram 60-70% menores no grupo MT, com reduções em todas as categorias de doenças estudadas à exceção da especialidade de obstetrícia. Nomeadamente, os internamentos hospitalares foram 87% menos para distúrbios cardíacos e vasculares, 55% menos para tumores, 73% menos para distúrbios respiratórios, 87% menos para problemas neurológicos e 30% menos para infeções.
O mesmo grupo científico reforçou estas descobertas através de um estudo de onze anos com 693 pessoas que praticam a MT e que estão abrangidas por um programa de “Abordagem Védica de Maharishi para a Saúde”. Também foram encontradas reduções acentuadas na utilização de cuidados médicos em comparação com dados normativos e de grupos controle. As despesas médicas gerais foram 59% menores do que a norma e 57% menores do que os controles, com 80% menos internamentos hospitalares e 55% menos consultas médicas em ambulatório. Os praticantes de MT com mais de 45 anos passaram 88% menos dias no hospital do que os controles. As suas taxas de internamento hospitalar foram 92% menores para distúrbios imunológicos, endócrinos e metabólicos e também para doenças cardiovasculares, doenças do foro psicológico ou de dependência de drogas de abuso. Foram também 94% menores para distúrbios musculoesqueléticos.
Em conclusão, a técnica de MT tem demonstrado claros benefícios na saúde, nomeadamente no processo de envelhecimento e consequentemente na redução considerável dos custos com a saúde.
Sara Portugal
Fontes bibliográficas:
Orme-Johnson D. Medical care utilization and the transcendental meditation program. Psychosom Med. 1987 Sep-Oct;49(5):493-507. Erratum in: Psychosom Med 1987 Nov-Dec;49(6):637.
Orme-Johnson DW, Herron RE. An innovative approach to reducing medical care utilization and expenditures. Am J Manag Care. 1997 Jan;3(1):135-4