A MT reduz o stress e o burnout

Meditação Transcendental para profissionais de saúde do serviço de urgência durante a pandemia Covid-19

A Meditação Transcendental (MT) é um método não farmacológico com robusta evidência científica na redução de stress. Tem benefícios na fisiologia humana, nomeadamente na saúde mental, do sono e área cardiovascular.

Os profissionais de saúde que trabalham no serviço de urgência dos hospitais têm elevadas taxas de esgotamento nervoso – burnout e isto pode reduzir a sua qualidade de vida e prestação de cuidados hospitalares.  A pandemia por infeção a Covid-19 levou a um aumento de burnout.

Na segunda vaga da pandemia, realizou-se um estudo piloto para avaliar a viabilidade da técnica MT em profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e assistentes) do serviço de urgência de dois hospitais em Boston, EUA.  Este estudo faz parte do programa Heal the Healers financiado pela David Lynch Foundation.

Os profissionais de saúde foram recrutados para aprender a MT e participar em várias sessões durante um período de 3 meses. Verificou-se que 90% da amostra participou em 6 das 8 sessões, e 80,6% dos profissionais de saúde, responderam que meditavam, em média, pelo menos uma vez por dia. Os participantes demonstraram reduções significativas no burnout e nos sintomas de depressão, ansiedade, stress e distúrbios do sono.

Neste estudo concluiu-se que a técnica de MT foi viável para os profissionais de saúde do serviço de urgência durante a pandemia de COVID-19 e que levou a significativas reduções de burnout e de sintomas psicológicos. A MT vai-se afirmando como uma ferramenta de meditação segura e eficaz para melhorar o bem-estar dos profissionais de saúde.

Fonte bibliográfica:

Azizoddin Dr, Kvaternik N, Beck M, et al. “Heal the Healers: A pilot study evaluating the feasibility, acceptability, and exploratory efficacy of a Transcendental Meditation intervention for emergency clinicians during the coronavirus disease 2019 pandemic”. J Am Coll Emerg Physicians Open. 2021 Dec 29;2(6):e12619.

Partilhar

Comments are closed.

Subscreva o nosso Boletim!

Subscribe our newsletter!