Um interesse redobrado nos terrenos da Educação pela Natureza regenerativa do Silêncio faz-se sentir cada vez mais nitidamente.
O ‘Tempo de Silêncio’ versus as inumeráveis intempéries, nos terrenos da atividade humana.
Uma equipa de Educadores entre organizadores, participantes e parceiros de projetos reuniram-se na Biblioteca do Agrupamento de Escolas D. Dinis, Quarteira, no passado 5 de novembro, no Segundo Encontro Regional do Algarve à volta de um tema: – ‘Bem-estar, Paz e Felicidade: Propósito de Vida.’
Neste contexto a Profª Helena Marujo, coordenadora da Cátedra UNESCO Educação para a Paz Global Sustentável, (Uni. Lisboa) partilhou-nos uma Apresentação intitulada ‘Como o individual impacta o Coletivo: A Psiconeurologia da Paz e Felicidade’ e fez um breve apontamento de alguns trabalhos científicos mais recentes, estabelecendo relações entre as diferentes atividades de circuitos neuronais e o comportamento humano e como este último predetermina os contextos da vida social.
O Prof. Ashley Deans (Univ. Internacional Maharishi, Iowa) deu-nos a conhecer as bases do Programa Educacional para o Desenvolvimento de Estados Superiores de Consciência, como ferramentas chave do Bem-estar e Felicidade e Paz societária a partir dos estudantes, mais precisamente como as Técnicas da Meditação Transcendental e dos Sidhis estabelecem os Efeito sociológicos positivos, conhecidos como Efeito Maharishi e Efeito Maharishi extensivo, em honra do seu fundador na nossa era científica.
Na mesma linha de continuidade o Prof. Sérgio Vieira, Diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UniAlg apresentou-nos sob o título, ‘Bem-estar e a Prática da MT em contexto Escolar’, os resultados dos trabalhos sob orientação da sua equipa que decorreram entre 2017-2020 em várias Escolas de diversos países europeus, ao abrigo do Programa Erasmus + (Projetos EUROPE/FRIENDS).
Destacamos os contributos de quatro Professores Coordenadores do Projeto ‘Tempo de Silêncio’, Brígida Ferreira, Ana Teresa Silva, Rosário Brazão e Paulo Côrte-Real, em diferentes Agrupamentos de Escolas do nosso país, bem assim como os contributos da Coordenação da Rede das Escolas Associadas da UNESCO, Fátima Claudino e de Manuel Nora, moderador e Diretor do Agrupamento anfitrião deste Encontro.
Em síntese, estes momentos de partilha de conhecimentos e experiências alicerçam as pontes para um mundo melhor.
Em jeito de conclusão ficou evidenciado mais detalhadamente o valor do concurso dos potenciais inovadores que a Educação como o Desenvolvimento da Consciência humana oferece, via das suas ferramentas, projetos e parcerias nacionais e globais.
Ao mesmo tempo, a capacidade de reorientação dos nossos destinos coletivos através do desenvolvimento da plasticidade cerebral para alavancar uma nova construção social da Aprendizagem e superar as ‘dores de parto’ do nascimento de um mundo melhor.
Eduardo Espírito Santo