Para o Ayurveda as capacidades de compaixão e regeneração advêm do Equilíbrio (Sattwa) dos Trigunas (os três gunas), conhecidos como qualidades interativas da Constituição do Universo, que se desdobram em Sattwa, Rajas e Tamas.
Estes três componentes primordiais e subtis da Natureza são considerados como fazendo parte dos próprios tecidos da criação, ainda pouco conhecidos no mundo ocidental, pese embora o tratado dos humores e temperamentos, de Hipócrates, pai da medicina. Para entender este tema seria bom explicar (mesmo que resumidamente) o que é o Ayurveda.
O Ayurveda é uma ciência que nasce na Índia e foi transmitida de geração em geração por via oral. Até agora, não existem datas concretas da sua origem, porém, os textos dos Vedas (Veda quer dizer Conhecimento) têm mais de 5 000 anos. Estes textos estão escritos em Sânscrito.
Este sistema é muito mais que uma ciência ou um sistema de medicina, sendo também considerado uma forma de levar o ser humano à perfeição da sua vida.
Esta medicina recorre ao Conhecimento do cosmos como um sistema de cura para a Humanidade.
Neste sistema, o ser humano sofre influências constantes do ambiente cósmico, natural, familiar, clima, alimentação, educação e qualidade dos pensamentos, desde o momento da sua conceção e ao longo de toda a sua vida.
Estes fatores interagem com a matéria e com os Trigunas: Sattwa, Rajas e Tamas. Todo o Universo e todas as coisas recebem e emitem vibrações e ressonâncias que expressam os componentes subtis predominantes e influenciam o comportamento interativo de todas as coisas.
Podemos categorizar tudo o que existe ao nosso redor como expressão de Sattwa, Rajas ou Tamas, – através da deteção dos seus aspetos mais subtis.
Podemos dizer que inúmeros fatores interagem na combinação destes elementos, como por exemplo, o nosso estilo de vida, a nossa alimentação, as qualidades das pessoas com quem convivemos habitualmente, e a qualidade das nossas práticas humanas.
O que é Sattwa, Rajas e Tamas?
Estes elementos subtis podem ser percecionados pelos órgãos sensoriais mais refinados, através da consciência.
O elemento Satwa é o mais subtil dos três e o mais próximo de estados mais refinados de consciência. A pessoa que se encontra nestes estados carateriza-se por um sentimento de Felicidade, contentamento, manifestação do Ser ou virtudes, como paciência, compaixão, perdão e sintonia com a evolução de todos os seres.
O elemento Tamas é o mais denso de todos. Quando predomina numa pessoa manifesta-se como preguiça, ganância, apego aos prazeres e necessidade de controlo sobre tudo à sua volta.
O elemento Rajas pode ser considerado a força motriz por detrás dos outros dois, é a ação.
Estes elementos subtis são percecionados pelos sentidos a níveis mais refinados. Quando ativos, podem manifestar-se em forma de cor – podemos fazer a correlação do elemento Sattwa com a cor Creme clara, o elemento Rajas com o Vermelho, e Tamas com as cores escuras. Cada um tem uma vibração e ressonância, ou comprimento de onda específicos.
Sattwa, Rajas e Tama,s em diferentes proporções formam os cinco elementos Cósmicos (Panchamahabhutas), Terra, Água, Fogo, Ar e Espaço, que de uma forma subtil representam os elementos que compõem o corpo do ser humano e que, de uma forma grosseira, encontramos na Natureza.
O elemento Cósmico Terra tem a maior quantidade de Tamas, portanto, é também o mais pesado. O elemento Espaço é o mais sutil e sáttwico e, portanto, mais refinado e poderoso.
O ser humano é na sua fisicalidade, predominantemente composto pelos elementos Terra e Água. Quando o ser humano começa a evoluir em termos de Consciência, começa a funcionar progressivamente em níveis mais elevados. Isto é caracterizado por uma sensação de leveza e luminosidade que emana da pessoa espiritualmente evoluída. Neste estado, a pessoa tem menos necessidades básicas. A sua compreensão e capacidade para realizar várias atividades aumenta de forma quantitativa e qualitativa.
Podemos então afirmar que existem vários fatores que podem alterar a nossa visão do mundo, desde a constituição de elementos físicos, a evolução do ser e as proporções dos três elementos subtis que vão definir a condição humana, nas suas diversas expressões.
Como podemos melhorar o nosso aspeto Sáttvico?
Para alterarmos estes elementos subtis existem vários tipos de alimentos que têm uma influência direta.
Podemos dizer que todos os nossos sentidos são alimentados de uma forma positiva ou negativa. Boas impressões, comida mais vegetariana, a meditação, exercício regular e bons ambientes, aumentam Sattwa, e isto faz com que passemos a ver a vida de uma forma mais luminosa, inclusiva e evolutiva, criando ações internas de Amor.
Joaquim Jorge
Vaidya ou especialista em Ayurveda
Tel (+351 210 997 785
(+351) 913 064 897