
Nas celebrações do “Coherence day” de dia 21 de março de 2021, a Dra. Karin Pirc, PhD, médica de formação e médica Ayurvédica com larga experiência, deu uma palestra onde partilhou algumas dicas de como manter o sistema imunitário forte e saudável e protegê-lo contra bactérias e vírus.
Na medicina milenar ayurvédica, vinda da Índia, existe o termo “ama” que significa literalmente “não digerível” e que são os resíduos ou toxinas que se podem acumular no nosso organismo. Ao estarem presentes, podem originar desequilíbrios, doenças e os microrganismos podem-se multiplicar mais facilmente.
A produção de “ama” pode ficar aumentada quando se come antes que a digestão da refeição anterior esteja completa. Por esta razão, cada pessoa, idealmente, só deve comer quando sente fome e parar de comer quando se sente saciado. Comer muitos “snacks” ao longo do dia parece criar mais “ama”. E, alimentar-se em grandes quantidades, ultrapassando a saturação da saciedade leva a que a comida não seja bem digerida e havendo maior tendência para produção de gases e desequilíbrios na flora intestinal.
Um dos conselhos mais simples e eficazes da Dr. Karin é que se beba água regularmente. Esta deve ser quente ou morna (evitar a água fria) entre refeições (até 30 minutos antes e após 1h30m da refeição). Esta prática ativa a digestão e o metabolismo celular e elimina toxinas hidrossolúveis, potenciando o sistema imunitário. Curiosamente, também parece melhorar o apetite para os doces.
Sabendo que os vírus não gostam de humidade, a inalação de vapor de água é também recomendada.
Em pessoas saudáveis, fazer uma dieta líquida um dia por semana é também uma recomendação ayurvédica para ajudar a desintoxicar e desacelerar o processo de envelhecimento. A dieta líquida, sem sólidos, pode incluir vegetais e frutas trituradas. São também por vezes recomendadas dietas de redução de “ama” durante dez dias e alguns produtos ayurvédicos.
Nestes tempos de pandemia por coronavírus (Covid-19), é relevante perceber como se pode lidar com este tipo de infeções víricas. Devem ser omitidos da dieta, ou pelo menos diminuídos, os açúcares e outros produtos de difícil digestão como por exemplo os fritos, proteínas animais e gorduras. Contudo, durante a infeção, é apenas recomendada a ingestão de cereais, vegetais cozidos, frutas frescas e líquidos (mornos ou quentes).
Em caso de febre, a dieta deverá ser ainda mais restrita, comendo durante dois ou três dias sopa de arroz basmati (proporção de 1 para 16 de água, cozendo até obter um creme) e beber chá de gengibre, que é bem conhecido por potenciar o sistema imunitário.
De notar que, duas semanas antes de administrar a vacina para o Covid, é recomendado começar a tomar o suplemento “Maharishi Amrit Kalash”, pois está associado à redução de potenciais efeitos secundários da vacina.
A prática regular de meditação transcendental aliada a exercício físico moderado e alimentação saudável reduz eficazmente o stress, previne doenças e a sua severidade, havendo uma maior capacidade de produção de anticorpos.
Não esquecer que é relevante para o nosso bem-estar geral ter um sono reparador. Desta maneira, recomenda-se ir cedo para a cama e, quando necessário, fazer uma pequena sesta durante o dia.
Para aconselhamento mais detalhado, aconselha-se uma consulta com um especialista em Ayurveda.
Sara Portugal