A introdução da MT na Educação ao longo da vida promove o efeito das intervenções no espaço público, no sentido do empoderamento das comunidades socialmente mais fragilizadas.
A título de exemplo: https://ncert.nic.in/pdf/publication/journalsandperiodicals/journalofindianeducation/jiefeb2016.pdf#page=18
Na condição da sua aplicação, é previsível a valorização e dignificação de 60% da população portuguesa, como consequência de uma maior capacidade de aquisição de conhecimentos.
Os estudantes da Maharishi International University, MIU, Fairfield, Estado de Iowa, EUA, que praticaram regularmente os programas de Meditação Transcendental e MT-Sidhi durante um período de dois anos, aumentaram significativamente o grau de inteligência e a capacidade de rápida decisão e escolha, comparados com o grupo de controlo de indivíduos de outra universidade do Estado de Iowa.
Esta descoberta corrobora outros trabalhos que evidenciam o aumento do QI e a reação de escolha mais rápida, através da prática da técnica de Meditação Transcendental.
Bibliografia:
- Personality and Individual Differences 12 (1991): 1105–1116.
- Perceptual and Motor Skills 62 (1986): 731–738.
- College Student Journal 15 (1981): 140–146.
- The Journal of Creative Behavior 19 (1985): 270–275.
- Journal of Clinical Psychology 42 (1986): 161–164.
- Gedrag: Tijdschrift voor Psychologie [Behavior: Journal of Psychology] 3 (1975): 167–182.
Pesquisa adicional sobre o Potencial Mental
Criatividade Elevada
Aumento da Coerência EEG
The Journal of Creative Behavior 13 (1979): 169–180.
The Journal of Creative Behavior 19 (1985): 270–275.
Modern Science and Vedic Science 1 (1987): 471–487.
Aumento da Independência de Campo – Compreensão mais abrangente e Desenvolvimento da Capacidade de Focalização da Atenção.
Perceptual and Motor Skills 39 (1974): 1031–1034.
Perceptual and Motor Skills 59 (1984): 999–1000.
Perceptual and Motor Skills 62 (1986): 731–738.
Perceptual and Motor Skills 65 (1987): 613–614.
Aumento da Eficiência da Percepção e Memória
Memory and Cognition 10 (1982): 207–215.
Desenvolvimento do Funcionamento do Hemisfério Esquerdo – Desenvolvimento verbal e do Pensamento analítico.
The Journal of Creative Behavior 13 (1979): 169–180.
The Journal of Creative Behavior 19 (1985): 270–275.
Perceptual and Motor Skills 62 (1986): 731–738.
Gedrag: Tijdschrift voor Psychologie [Behavior: Journal of Psychology] 3 (1975): 167–182.
Desenvolvimento do Funcionamento do Hemisfério Direito – Desenvolvimento do Pensamento Sintético e Holístico.
The Journal of Creative Behavior 13 (1979): 169–180.
Journal of Clinical Psychology 42 (1986): 161–164.
Biofeedback and Self-Regulation 2 (1977): 407–415.
Desenvolvimento Cognitivo acelerado nas crianças:
Perceptual and Motor Skills 65 (1987): 613–614.
Dissertation Abstracts International 47 (1986): 3558B.
Dissertation Abstracts International 51 (1989): 1518B.
Aumento de vivacidade
Zeitschrift für Klinische Psychologie [Journal for Clinical Psychology] 7 (1978): 235–255.
Aumento de Flexibilidade Cognitiva na Terceira Idade
Journal of Personality and Social Psychology 57 (1989): 950–964.
Depois de um ano de prática do programa de Meditação Transcendental os estudantes de uma Escola básica mostraram resultados significativos nos Testes Iowa de Competências Básicas, um teste padronizado a nível nacional (Ref.1).
Um segundo estudo revelou resultados significativos nos alunos do ensino secundário (dos 9ºs aos 12º anos) nos Testes Iowa de Desenvolvimento Educacional (Ref.2).
Um terceiro estudo (Ref.3) revelou que a quantidade de tempo da prática pelos estudantes do programa de Meditação Transcendental estava significativamente correlacionada com a concretização académica, independente do QI dos estudantes.
Bibliografia:
- Education 107 (1986): 49–54.
- Education 109 (1989): 302–304.
- Modern Science and Vedic Science 1 (1987): 433–468.
Pesquisa adicional na Educação
Aumento de Inteligência nos estudantes dos Ensinos secundário e universitário
Journal of Personality and Individual Differences 12 (1991): 1105–1116.
Perceptual and Motor Skills 62 (1986): 731–738.
Dissertation Abstracts International 38 (1978): 3372B–3373B.
Desenvolvimento do sucesso académico nos estudantes do secundário e universitário
British Journal of Educational Psychology 55 (1985): 164–166.
Scientific Research on the Transcendental Meditation Program: Collected Papers, Volume 1 (1977): 393–399.
Desenvolvimento da Memória
Memory and Cognition 10 (1982): 207–215.
Scientific Research on the Transcendental Meditation Program: Collected Papers, Volume 1 (1977): 385–392.
Níveis de Maturidade Moral mais elevados
Dissertation Abstracts International 36 (1975): 4361A–4362A.
Aumento do Campo de Independência – Aumento da Resistência à Distração e Pressão Social
Perceptual and Motor Skills 39 (1974): 1031–1034.
Perceptual and Motor Skills 65 (1987): 613–614.
Maior interesse nas atividades académicas
Western Psychologist 4 (1974): 104–111.
Dissertation Abstracts International 38 (1976): 649A–650A.
Maior orientação Intelectual e Científica
Western Psychologist 4 (1974): 104–111.
Dissertation Abstracts International 38 (1976): 649A–650A.
Aumento da Realização Pessoal
Education 107 (1986): 49–54.
Diminuição da Taxa de Abandono Escolar e Aumento do Auto conhecimento entre adolescentes economicamente desfavorecidos: https://ncert.nic.in/pdf/publication/journalsandperiodicals/journalofindianeducation/jiefeb2016.pdf#page=18
Conclusão
Durante a prática dos programas de Meditação Transcendental e Técnicas Avançadas MT-Sidhi, a mente experimenta a Consciência Transcendental – o estado de consciência ilimitada, a base da criatividade e inteligência. Esta experiência estimula um estilo de funcionamento mais coerente do cérebro e resulta num pensamento mais compreensivo, focalizado, criativo e inteligente.