Durante o projeto EUROPE tive o privilégio de ensinar Meditação Transcendental numa escola no sul de Portugal, a Escola Dr. Alberto Iria em Olhão, Algarve. Os alunos tinham entre 10 a 14 anos de idade.
Foi muito interessante ver como os alunos e a escola mudaram para melhor durante este período. Os adolescentes começaram a sentir-se melhor, a fazer melhor na escola e a sentir uma atmosfera mais harmoniosa no ambiente da escola. Muito subtil, mas ainda assim, percetível.
Recordo em especial durante o projeto dois momentos como muito interessantes:
1. Realizei uma reunião de informação sobre o Projeto Tempo de Silêncio/ Meditação Transcendental com um grupo de pais que estavam interessados em aprender a técnica da MT. Os seus filhos já tinham começado a meditar. Por isso, perguntei-lhes se tinham notado alguma mudança neles. Os pais começaram a dizer-me todos os benefícios que tinham notado: – menos ansiedade, maior positividade, começaram a dormir melhor, mais maturidade, etc. Foi uma alegria ouvir todas estas melhorias positivas. Os pais também fizeram o curso com bons resultados.
2. O outro momento foi quando os cientistas da Universidade do Algarve, que tinham realizado a investigação sobre o projeto, apresentaram alguns dos resultados. Em geral, todos os adolescentes tinham obtido melhorias, como melhor qualidade de sono, mais felicidade, menos ansiedade, menos stress, etc. Estas melhorias muito positivas não puderam ser evidenciadas de imediato no grupo de controlo (adolescentes não-meditantes).
Algum tempo depois, quando o projeto já estava em curso, uma das questões que foram colocadas -“Sentes que estás melhor na cooperação com os colegas?’’. Sobre esta questão os adolescentes não-meditantes obtiveram mais melhorias do que os meditantes. Inicialmente, os cientistas ficaram intrigados com o resultado: “Como pode isto ser possível?”, até concluírem que os não-meditantes estavam a cooperar com os meditantes que já tinham previamente melhorado as suas capacidades sociais. É interessante notar que mesmo que o aluno não medite, alguns dos benefícios são obtidos, se os colegas de turma o fizerem. Assim, a conclusão é de que os meditantes criam uma atmosfera mais harmoniosa e um ambiente mais cooperante.
A minha esperança é que cada vez mais escolas em toda a Europa adotem o Programa Tempo de Silêncio por um futuro melhor e mais brilhante na Educação. Há sobretudo muito a ganhar.
Anabela Simões, Professora MT na Suécia