Stress Pós-Traumático

Stress Pós-Traumático

O stress pós-traumático (SPT) é uma perturbação mental debilitante que se pode desenvolver em resposta de um evento traumático. 5 a 10% da população mundial tem esta perturbação, sendo mais prevalente em cenários de crise e conflito, como na guerra.

Na perturbação de SPT pode haver dificuldade de controlar os impulsos, pânico, pesadelos, memórias perturbadoras e angústias que levam a um sofrimento psicológico profundo e maior tendência para o suicídio.

Foram estudados os efeitos da Meditação Transcendental (MT) no SPT:

– Em refugiados civis da guerra do Congo, verificaram-se reduções significativas nos sintomas de SPT após 30 dias de prática de MT, com melhorias sustentadas após 135 dias[i]. Estes benefícios são evidentes dez dias após a aprendizagem da MT.[ii]

– Num estudo japonês verificou-se uma redução nos sintomas de stress mental e físico após a aprendizagem de MT em 171 residentes de duas cidades (Sendai e Ishinomaki) diretamente afetadas pelo terramoto e tsunami de 2011.[iii]

– Em membros ativos do serviço militar americano com SPT ou ansiedade mostrou-se uma redução no uso de medicamentos e uma diminuição geral na gravidade dos sintomas psicológicos no grupo de praticantes de MT. Curiosamente, ao fim dos 6 meses, a diferença de sintomas deste grupo MT e do grupo controlo (com o tratamento convencional para SPT e não praticantes de MT) foi de 20,5%.[iv]

– 203 veteranos dos EUA foram acompanhados por 3 meses e demonstrou-se que a prática de MT reduz a severidade do SPT, depressão, ansiedade e insónia e aumenta a qualidade de vida. No final deste período de estudo observou-se que metade do grupo que praticou MT já não possuía o critério de diagnóstico do SPT, comparando com os 10% do grupo controlo.[v]

Estes e outros trabalhos científicos demonstram que a prática de MT é eficiente na redução de sintomas físicos e mentais de stress, ansiedade, depressão e SPT e, portanto, se vem afirmando como um tratamento eficaz do SPT.

 

Fontes bibliográficas:

[i] Rees B, Travis F, Shapiro D, Chant R. Reduction in posttraumatic stress symptoms in Congolese refugees practicing transcendental meditation. J Trauma Stress. 2013 Apr;26(2):295-8.

[ii] Rees B, Travis F, Shapiro D, Chant R. Significant reductions in posttraumatic stress symptoms in Congolese refugees within 10 days of Transcendental Meditation practice. J Trauma Stress. 2014 Feb;27(1):112-5.

[iii] Yoshimura M, Kurokawa E, Noda T, Hineno K, Tanaka Y, Kawai Y, Dillbeck MC. DISASTER RELIEF FOR THE JAPANESE EARTHQUAKE-TSUNAMI OF 2011: STRESS REDUCTION THROUGH THE TRANSCENDENTAL MEDITATION® TECHNIQUE. Psychol Rep. 2015 Aug;117(1):206-16.

[iv] Barnes VA, Monto A, Williams JJ, Rigg JL. Impact of Transcendental Meditation on Psychotropic Medication Use Among Active Duty Military Service Members With Anxiety and PTSD. Mil Med. 2016 Jan;181(1):56-63.

[v] Bellehsen M, Stoycheva V, Cohen BH, Nidich S. A Pilot Randomized Controlled Trial of Transcendental Meditation as Treatment for Posttraumatic Stress Disorder in Veterans. J Trauma Stress. 2021 Mar 18.

Partilhar

Comments are closed.

Subscreva o nosso Boletim!

Subscribe our newsletter!