Trabalho científico português

No âmbito do projeto FRIENDS, o programa “Tempo de Silêncio”/Meditação Transcendental, (TS/MT) foi implementado em várias escolas portuguesas e europeias. Consistia em acrescentar 10-15 minutos, no início e no final do dia escolar, para a prática da Meditação Transcendental MT em contexto de sala de aula. Em Portugal, cerca de 1250 jovens, 90 pais, 500 professores e funcionários foram envolvidos neste programa.

 

A bibliografia já existente refere que quando o bem-estar geral dos jovens é baixo, desenvolvem-se círculos viciosos que se autorreforçam (jovens pouco saudáveis, ambientes sociais tóxicos, famílias desestabilizadas, desemprego, abuso de substâncias, violência doméstica, etc.). Por sua vez, o stress pessoal e exaustão emocional dos professores no trabalho contribuem para a deterioração da saúde. De notar que os professores em stress e exaustão ficam limitados no fornecimento do suporte emocional e a gestão positiva de comportamentos que os alunos necessitam para o seu adequado desenvolvimento socio emocional. Adicionalmente, os variados benefícios da MT também são bem conhecidos, nomeadamente na área das doenças cardiovasculares, stress, ansiedade e depressão. No âmbito escolar está descrito que a MT diminui os efeitos dos desafios sociais e mentais, melhora o bem-estar dos alunos e também se reflete numa maior eficácia profissional dos professores.

 

Uma equipa de cientistas do Departamento de Psicologia da Universidade do Algarve foi envolvida neste programa TS/MT para desenvolver um estudo científico com os alunos, professores e funcionários das escolas. Os participantes do estudo tiveram formação e foram pré e pós testados com testes padronizados e comparados com um grupo controle (sem formação). Foram usados testes psicológicos quantitativos e realização de entrevista semiestruturada.

A pesquisa científica mostrou os seguintes resultados:

  • Em alunos dos 5 aos 11 anos verificou-se:
    • Diminuição dos problemas emocionais, relacionais e de conduta, da hiperatividade, das dificuldades e de comportamentos disruptivos;
    • aumento de comportamentos pró-sociais.

  • Em alunos dos 12 aos 18 anos verificou-se:
    • Aumento da resiliência;
    • Diminuição da ansiedade de separação, medo da humilhação/rejeição, ansiedade de desempenhos em público e a tensão/inquietação.

  • Nos professores e funcionários verificou-se:

Os resultados apresentados, mostram um efeito da prática TS/MT :

– na redução da ansiedade, stress, depressão e esgotamento;

– no aumento de resiliência, vitalidade, realização pessoal e bem-estar subjetivo (campo comportamento e interpessoal)

– em promover menos endurecimento ao lidar com os outros e facilitar o comportamento social (professores) e comportamentos menos perturbadores, diminuição dos problemas de relacionamento e comportamentais (nos alunos)

– em adotar atitude calma, descontraída no mundo, com melhor equilíbrio emocional

 

Podemos concluir que a MT é um recurso fácil e simples para melhorar o bem-estar individual.

 

______

Fonte bibliográfica:

Van Assche, F. et al. FRIENDS Uma nova abordagem para a implementação da educação inclusiva, Cooperativa Cultural Maharishi. Lisboa, 2021.

 

Partilhar

Comments are closed.

Subscreva o nosso Boletim!

Subscribe our newsletter!