Um currículo amplo e equilibrado (II)

Programa de educação I/IIII

Um currículo amplo e equilibrado

O currículo básico:
– O objetivo do currículo primário da Escola Livre Maharishi é criar a base estável para toda a aprendizagem e sucesso educacional futuros. Este currículo foi concebido para animar a experiência de felicidade interior e autoconfiança das crianças, enriquecer a sua imaginação e proporcionar diversas oportunidades para uma interação social positiva. Os professores selecionaram cuidadosamente os materiais e atividades de aprendizagem que aperfeiçoam e animam os cinco sentidos no contexto de um currículo enriquecedor. Uma ênfase especial no currículo primário é o estabelecimento do laço terno entre os professores e as crianças que alimenta as crianças mais pequenas na sua primeira experiência escolar. Nesta base, a recetividade da criança à aprendizagem é estabelecida.
O currículo médio:
– O currículo para o nível médio proporciona a mais alta qualidade do ensino tradicional através de um currículo amplo e equilibrado que inclui o estudo da Matemática, Ciência, Língua e Literatura Inglesa, Humanidades e Arte. A abordagem curricular da Escola Livre Maharishi reflete o ideal de “o mundo é a minha família” – todos são apreciados e defendidos, e os princípios do Maharishi Ayurveda (sistema de Saúde e Bem-estar) permitem a compreensão que todos têm o mesmo potencial infinito de criatividade, felicidade, e sucesso na vida.

 

Programa educativo II/IIII

O desenvolvimento sistemático da criatividade e da inteligência

O compromisso da Escola Livre Maharishi de desenvolver sistematicamente todo o potencial de cada aluno e professor é realizado através da sua prática diária de Meditação Transcendental (TM). A Meditação Transcendental é uma prática mental simples e de fácil aprendizagem que proporciona a experiência única de Repouso em Alerta e a consequente promoção do equilíbrio na fisiologia e psicologia. Através desta prática, o potencial latente do estudante começa a desenvolver-se. A vasta gama de benefícios cognitivos, psicológicos e fisiológicos da prática da MT tem sido amplamente validada por centenas de estudos científicos, realizados em mais de 200 universidades e instituições de investigação em todo o mundo.
As diferentes componentes do programa para o desenvolvimento da criatividade e da inteligência são:
– Crianças dos quatro aos nove anos de idade praticam a técnica da Palavra de Sabedoria durante alguns minutos no início e no fim de cada dia escolar. Este procedimento regular fortalece e integra o sistema nervoso e desenvolve maior ordenação e coerência no pensamento e comportamento.
– Estudantes a partir dos 10 anos de idade praticam a Meditação Transcendental. Esta é integrada no horário diário durante alguns minutos no início e fim do dia letivo e antes do intervalo do almoço.
Os professores e administradores da Escola Livre Maharishi também praticam Meditação Transcendental. Como resultado, experimentam maior energia, clareza, criatividade, equanimidade e realização.

Cortesia (2ª parte do artigo) do Prof. Derek Cassells a ser continuado na próxima edição.

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