SINOPSE
E se as crianças representarem o caminho que nos leva no sentido da paz?
No início do século XX, Maria Montessori, uma das mais relevantes pensadoras contemporâneas, concluiu que a infância é um tempo absolutamente decisivo para aquilo em que nos tornamos como pessoas e como sociedade. Com base nas suas descobertas, a que chamou o segredo da infância, propôs uma conceção de desenvolvimento humano que deu origem à educação Montessori: uma verdadeira ciência da paz em que o mestre é a criança.
Atualmente, este método é praticado em milhares de escolas em mais de 150 países, entre os quais Portugal, onde tem tido uma implementação crescente nos últimos anos. Dando a conhecer a vida e a obra de Maria Montessori, e ao mesmo tempo refletindo sobre a educação tradicional, este livro conta a história e apresenta os princípios de uma pedagogia que nutre verdadeiramente o potencial humano – o mesmo que a violência educativa tantas vezes compromete.
Para pais e educadores de diferentes culturas e continentes, a educação Montessori representa atualmente uma esperança e a promessa de um mundo novo.