A Cooperativa Cultural Ciência e Tecnologia Védica Maharishi, com sede na R. Prof. Veiga Ferreira, 15-B, 1600-802, Lisboa é uma cooperativa registada sob o nipc 509307965 que tem por missão o bem-estar e está a contribuir ativamente no nosso país para a coerência cerebral da população (medida através do Eletroencefalograma) como resposta aos iminentes desafios que a era pós-industrial nos coloca quer à escala global quer local.
Tal é devido à sua divulgação e ensino das bases teóricas e os instrumentos práticos da Ciência da Inteligência Criativa (CIC), que é a pesquisa sistemática da etiologia, desenvolvimento e extensão do Pleno Potencial da Consciência humana, através de uma abordagem específica que proporciona a utilização pelo indivíduo da totalidade dos recursos da sua fisiologia cerebral.
O aspeto prático da CIC é o conjunto das Tecnologias Maharishi do Campo Unificado, que proporcionam a cada indivíduo aceder à totalidade dos seus recursos e das suas potencialidades criativas.
As supracitadas Tecnologias têm demonstrado quer nos seus aspetos subjetivos quer a nível científico nos mais de 700 trabalhos científicos, (metade revistos pelos colegas), através de 250 departamentos universitários, publicados em mais de 380 revistas científicas - ser de crescente efetividade ao longo de 49 anos, nas áreas da Produtividade Empresarial, Saúde, Educação, Defesa, Segurança, Prevenção e Reabilitação Sociais e Paz Mundial, valorizadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
A Meditação Transcendental, MT pode ser definida como um exercício neuro linguístico que se pratica entre 15 a 20 minutos duas vezes ao dia. Esta técnica sintetiza e ordena a unidade funcional da fisiologia cerebral de forma aprazível e isenta de esforço. Ao mesmo tempo que liberta o indivíduo de stress estrutural profundamente enraizado, a sua consciência desenvolve qualidades de campo, como maior energia, criatividade, independência de campo, correlação infinita, bem-estar, equanimidade, liberdade, alta sinergia e felicidade, como identificadas nas Leis da natureza através da moderna Teoria do Campo Unificado da Física.
A Meditação Transcendental é uma técnica mental que permite a deslocação espontânea da atenção individual do nível da periferia da mente (objeto-referente) para a sua âncora natural, - ou o seu nível de auto referência que reside no seu interior profundo.
A este último corresponde a experiência de um quarto estado de consciência, como descoberto por Robert Keith Wallace, na UCLA, e publicado em 1972, na revista Scientific American. Esta experiência de um estado hipometabólico em alerta, proporciona um aumento do QI em 5 pontos, em média ao fim de dois anos.
Em termos científicos é designada pelos neurocientistas como Fred Travis, por transcendência automática.
Por outro lado, não existe nenhuma outra técnica no mundo que demonstre estes resultados.
Para mais informações ver: https://www.davidlynchfoundation.org/research.html
A prática da MT traz uma redução em cerca de 50% dos custos com a Saúde em geral, uma vez que desacumula o stress devido às rotinas das populações em colisão infeliz e sistemática com a Natureza. De acordo com a AHA a 'American Heart Association', a MT é a única no seu género em reduzir os AVCs em 66% para os meditantes que a praticam há mais de 5 anos, e para uma redução de 47% para aqueles que a praticam até aí. Os seus benefícios incluem todas as doenças de origem psicossomática, ansiedade, hipertensão, insónia, falta de motivação e de sentido geral para a vida.
A MT proporciona maior um ‘upgrading’ da fisiologia cerebral, e isto é reconhecido nas atividades que exigem uma necessidade acrescida de concentração e atenção, como exames, entrevistas, trabalho especializado, etc.
Esta técnica é praticada duas vezes ao dia durante cerca de 15 a 20 minutos.
O Curso institucional é realizado através da Cooperativa Cultural Maharishi, https://meditacao-transcendental.pt que não tem fins lucrativos. Além disto, os professores que estão associados e credenciados pela mesma também fazem individualmente a sua divulgação junto do grande público.
A sua remuneração serve para cobrir parte das despesas inerentes a esta atividade e para desenvolver novos projetos, como por exemplo, projetos humanitários em escolas para prevenção do radicalismo e da violência à escala global. Vide: https://www.facebook.com/universidade.algarve/videos/1479506165426541/
Em Portugal apreenderam MT nas Escolas desde 2017 até início de 2020 mais de 2270 alunos, professores e pais, a propósito dos projetos ‘Tempo de Silêncio’/ Meditação Transcendental EUROPE e FRIENDS. Os mesmos foram cofinanciados pelo Programa Erasmus+.
https://friends-project.eu/media/FRIENDS_Summary_PT-PT-extended-2021-07-21-1.pdf
É muito gratificante verificar o rosto das pessoas antes e depois da sua aprendizagem. O nível de satisfação dos nossos alunos é elevadíssimo.
Os mantras são sons universais/criativos da Natureza que emergem do Campo Unificado das Leis da Natureza e procedem continuamente à Criação e expansão do Universo.
A Teoria mais recente das Supercordas dá uma compreensão desta realidade como frequências e reverberações criativas como um campo infinito de espaço-tempo que se desdobra em diversos tons de forma contínua.
As ondas gravitacionais reverberam e repercutem a partir do Campo Unificado dando expressão/manifestação a uma ordenação de tons, como por exemplo: a forma de vida subatómica, nuclear, atómica, molecular, bioquímica, orgânica, até à mais mecânica ou superficial, com que estamos mais familiarizados em termos de paradigma científico.
Esta ciência da 'química do som' como lhe chama o Prémio Kilby da Física, John Hagelin, encontra-se registada originalmente na vasta literatura Védica que tem mais de 5 mil anos.
Dos comentários teológicos a esta fascinante compilação de textos surgiram as principais e bem relacionadas religiões do Oriente: Budismo, Hinduísmo e o Jainismo.
Os professores de Meditação Transcendental têm formação desenhada por Maharishi Mahesh Yogi nesta área, através de Cursos de Professores e de suas atualizações/certificação.
Em rigor, só após a frequência destes Cursos de Formação, estas e outras questões similares podem ser respondidas dado o seu grau de linguagem e especialização, muito embora estas felizmente não sejam de modo algum nem místicas nem esotéricas, no caso da Meditação Transcendental, que fala a linguagem do nosso tempo - ou Zeitgeist.
Quando ao som ‘Om’: É um mantra universal para a vida monástica e celibatária, em exclusividade. Sozinho não deve ser utilizado a não ser por monges de acordo com o Conhecimento de Maharishi.
Os sons que aprendemos na Meditação Transcendental são preciosos para a nutrição da vida ativa. - As estrelas de Hollywood, apresentadores, artistas famosos e muitos mais - sabem-no muito bem, e gostam de nos partilhar as suas experiências.