Considerando ser importante sistematizar os resultados conseguidos neste período de tempo, a Direção-Geral da Educação divulga, agora, o estudo 25 anos do Programa TEIP em Portugal, da responsabilidade de uma equipa de investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, que atuam como peritos no acompanhamento de escolas TEIP.
Neste estudo apresenta-se uma análise da trajetória do programa TEIP em Portugal (seu enquadramento histórico-contextual, seus fundamentos teórico-concetuais e políticos, bem como o seu modo de organização e de operacionalização) e, ainda, um conjunto de 10 estudos de caso levados a cabo em escolas TEIP, nas várias regiões do país. O estudo, apresentado no formato de E-book, encerra com uma síntese interpretativa que conclui que as escolas TEIP “vivem a premência de fazer diferente, de criar respostas para os problemas e encetar estratégias que diluam os efeitos dos fatores socioeconómicos e culturais dos seus estudantes nos respetivos percursos escolares.
(…) Na prevenção do abandono, do insucesso e da indisciplina, foi crucial a criação do GAAF, apoiando os alunos na resolução dos seus problemas, e estabelecendo estratégias de inclusão social com as famílias, através do desenvolvimento de competências pessoais e sociais, na tentativa de contribuir positivamente para a reflexão e concretização do projeto de vida do aluno. Esta estrutura tem, ainda, como áreas de ação, atividades desenvolvidas com pais e encarregados de educação, que incluem o desenvolvimento de projetos que os aproximam da comunidade educativa e do quotidiano da escola. Como se percebeu das vozes auscultadas, esta necessária articulação entre professores, alunos, famílias e parceiros externos muito ganhou com o GAAF, trabalhando com uma rede de parceiros que permitiu um trabalho conjunto de âmbito social juntamente com as famílias. Em termos ilustrativos, a implementação do projeto Tempo de Silêncio, tempo de crescimento pessoal e social – meditação transcendental em contexto escolar é uma referência no Agrupamento pelos resultados que tem apresentado desde a sua implementação, há 22 anos, tendo o Agrupamento sido pioneiro na Europa com a implementação deste projeto. (…).
(Escola Dr. Alberto Iria – Pág. 53-64)
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