Meditação na Escola Dr. Alberto Iria – Olhão

Quando em setembro de 2022 vim trabalhar para esta escola ouvi falar de um projeto que, segundo me diziam os colegas, ajudava muito os miúdos e também os seus professores. Na altura não sabia bem do que se tratava, mas, a conselho de uma amiga, inscrevi-me na ação de formação sobre Meditação Transcendental. Logo desde o início fui cativada por este projeto, pela sua simplicidade e beleza.

No ano letivo seguinte disponibilizei-me para ser professora de ambas as turmas que estavam a aplicar o projeto (uma turma de 9º ano e outra de 7º). De imediato senti que entre os jovens da turma do 9º ano havia uma grande cumplicidade e espírito de entreajuda, o que se veio a confirmar ao longo do ano letivo. Realizava com eles um momento de MT no final do dia de 2ªfeira. Esforçava-me por terminar a minha aula cerca de 20 minutos mais cedo para podermos reservar algum tempo para a MT. Quando me atrasava, prontamente os alunos me recordavam que estava na hora de meditar. Todos arrumavam as suas coisas nas mochilas, instalavam-se confortavelmente (quer nas suas cadeiras, quer nas almofadas que se encontravam na sala para o efeito). Pedia aos alunos para fecharem os olhos, respirarem suavemente e depois dizia-lhes para começarem a pensar os seus mantras. Por vezes, alguns alunos voltavam a abrir os olhos, olhavam para o lado e eu procurava, silenciosamente, que eles voltassem a fechar os olhos e a regressarem aos seus mantras. Não era viável eu meditar com eles, uma vez que era minha função controlar os tempos de inicio e de final, controlar se todos estavam de olhos fechados e a fazer a sua meditação e preencher a grelha de verificação. Nesta turma os alunos demonstravam-se quase sempre disponíveis e felizes por poderem aplicar esta técnica e afirmavam sentir os seus benefícios o seu dia-a-dia, tais como mais calma, melhor concentração nas aulas, melhoria das suas interações sociais, etc.

Com a turma do 7º ano não era tão fácil aplicar esta técnica, uma vez que a turma era maior e os alunos mais novos e mais irrequietos. Contudo, após alguns minutos de irrequietude os alunos conseguiam fechar os seus olhos e fazer a sua meditação. Nem todos os alunos aproveitavam da mesma forma esta experiência e alguns deles apenas fechavam os olhos e ficavam em silêncio. Com o avançar do ano letivo, fui notando uma maior acalmia no comportamento dos alunos, na forma como se relacionavam uns com os outros, na forma como estão sempre disponíveis para participar nas aulas.

O diretor de turma procurou sensibilizar os professores que têm aulas com estas turmas no início da manhã e no final da tarde para lhes proporcionarem estes momentos de silêncio e de meditação que são ferramentas tão úteis para a sua vida pessoal e escolar.

Karina Domingos de Jesus

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