Escola Maharishi – a primeira Escola na Europa

O Colégio Maharishi em Lancashire, Inglaterra, foi inaugurado como um colégio privado em janeiro de 1986. O colégio foi criado com o propósito de desenvolver o pleno potencial criativo de todos os alunos. Em poucos anos, os seus alunos impressionaram a todos os níveis os visitantes e foram premiados nas ciências e artes, bem assim como tendo obtido pontuações elevadas em testes padronizados de aptidão e exames nacionais.

Como resultado deste sucesso, o Colégio Maharishi foi bem-sucedido na sua candidatura para se tornar uma Escola financiada pelo governo, dando origem a uma “Escola Livre” a partir de setembro de 2011. O que significa que o governo do Reino Unido doravante começou a assegurar todos os custos inerentes ao pleno funcionamento da Escola Maharishi.

Na transição de colégio privado para uma Escola com financiamento público, os objetivos, a ética e a filosofia da escola permaneceram os mesmos, tendo o Ministério da Educação do Reino Unido reconhecido que esta era a razão principal do sucesso da escola.

Escola Livre Maharishi
Objetivo
Ethos e Objetivos Educativos
(…)

 

A Educação baseada na consciência visa oferecer um conhecimento completo e reconhece que a educação é a ciência e a arte de descobrir valores escondidos da nossa vista. Neste sistema de educação não só a mente e o intelecto ganham satisfação, como também a sua base, o equilíbrio na vida do aluno, é desenvolvida.  O resultado desta abordagem é uma vida que tem uma base profunda no desenvolvimento da realização de cada aluno.

Ethos e Objetivos Educativos:

  • Ser uma comunidade de alunos segura, feliz e atenciosa
  • Ajudar todos os indivíduos independentemente da sua raça, sexo ou deficiência a  adquirir as competências e conhecimentos necessários para atingir o seu pleno potencial num mundo em rápida mutação
  • Desenvolver a compreensão e o respeito por uma vasta gama de valores religiosos, línguas, tradições culturais e diferentes formas de vida
  • Encorajar o prazer da aprendizagem ao longo da vida
  • Encorajar o envolvimento positivo dos pais e da comunidade educativa
  • Promover estilos de vida saudáveis
  • Fornecer um currículo estimulante, amplo, equilibrado, inovador e criativo
  • Celebrar os sucessos.

Continuar a desenvolver estas normas culturais (ligadas a uma melhoria escolar bem- sucedida – a partir da investigação feita pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres):

  • Objetivos partilhados “sabemos para onde vamos”.
  • Responsabilidade pelo sucesso “vamos ser bem-sucedidos
  • Colegialidade “estamos juntos nisto”
  • Melhoria contínua “podemos melhorar”
  • Aprendizagem ao longo da vida “a aprendizagem é para todos”
  • Inovação “aprendemos tentando algo novo”
  • Apoio “há sempre alguém para ajudar”
  • Respeito mútuo “todos têm algo a oferecer”
  • Abertura “podemos apresentar as nossas diferenças”
  • Celebração e humor “sentimo-nos bem connosco próprios”

Cortesia de Derek Cassels, Diretor da Escola Maharishi no Reino Unido

(Continua nos próximos dois números).

Partilhar

Comments are closed.

Subscreva o nosso Boletim!

Subscribe our newsletter!