O Colégio Maharishi em Lancashire, Inglaterra, foi inaugurado como um colégio privado em janeiro de 1986. O colégio foi criado com o propósito de desenvolver o pleno potencial criativo de todos os alunos. Em poucos anos, os seus alunos impressionaram a todos os níveis os visitantes e foram premiados nas ciências e artes, bem assim como tendo obtido pontuações elevadas em testes padronizados de aptidão e exames nacionais.
Como resultado deste sucesso, o Colégio Maharishi foi bem-sucedido na sua candidatura para se tornar uma Escola financiada pelo governo, dando origem a uma “Escola Livre” a partir de setembro de 2011. O que significa que o governo do Reino Unido doravante começou a assegurar todos os custos inerentes ao pleno funcionamento da Escola Maharishi.
Na transição de colégio privado para uma Escola com financiamento público, os objetivos, a ética e a filosofia da escola permaneceram os mesmos, tendo o Ministério da Educação do Reino Unido reconhecido que esta era a razão principal do sucesso da escola.
Escola Livre Maharishi
Objetivo
Ethos e Objetivos Educativos
(…)
A Educação baseada na consciência visa oferecer um conhecimento completo e reconhece que a educação é a ciência e a arte de descobrir valores escondidos da nossa vista. Neste sistema de educação não só a mente e o intelecto ganham satisfação, como também a sua base, o equilíbrio na vida do aluno, é desenvolvida. O resultado desta abordagem é uma vida que tem uma base profunda no desenvolvimento da realização de cada aluno.
Ethos e Objetivos Educativos:
- Ser uma comunidade de alunos segura, feliz e atenciosa
- Ajudar todos os indivíduos independentemente da sua raça, sexo ou deficiência a adquirir as competências e conhecimentos necessários para atingir o seu pleno potencial num mundo em rápida mutação
- Desenvolver a compreensão e o respeito por uma vasta gama de valores religiosos, línguas, tradições culturais e diferentes formas de vida
- Encorajar o prazer da aprendizagem ao longo da vida
- Encorajar o envolvimento positivo dos pais e da comunidade educativa
- Promover estilos de vida saudáveis
- Fornecer um currículo estimulante, amplo, equilibrado, inovador e criativo
- Celebrar os sucessos.
Continuar a desenvolver estas normas culturais (ligadas a uma melhoria escolar bem- sucedida – a partir da investigação feita pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres):
- Objetivos partilhados “sabemos para onde vamos”.
- Responsabilidade pelo sucesso “vamos ser bem-sucedidos
- Colegialidade “estamos juntos nisto”
- Melhoria contínua “podemos melhorar”
- Aprendizagem ao longo da vida “a aprendizagem é para todos”
- Inovação “aprendemos tentando algo novo”
- Apoio “há sempre alguém para ajudar”
- Respeito mútuo “todos têm algo a oferecer”
- Abertura “podemos apresentar as nossas diferenças”
- Celebração e humor “sentimo-nos bem connosco próprios”
Cortesia de Derek Cassels, Diretor da Escola Maharishi no Reino Unido
(Continua nos próximos dois números).