Tem sido uma jornada fascinante entender o reflexo de como as emoções são gravadas no corpo; tensões musculares, ombros caídos, e o rosto então, é um verdadeiro espelho!
Tal como o emocional se vai somatizar no corpo e influenciar o seu funcionamento, trabalhar o físico também é uma forma de atuar no emocional.
Após um período de doença, preocupações, excesso de trabalho ou maior estado de stress, é habitual olharmos para nós e sentirmos que aquela imagem não está a refletir corretamente a nossa essência. Até para as pessoas à nossa volta é notório: “que cara é essa?”, “estás a precisar de férias”. O que estão a ver na realidade é uma expressão caída, baça, sem vitalidade.
Sem dúvida que qualquer que seja a causa que provocou o desequilíbrio tem que ser ajustada, e aqui entra um grande desafio… são necessárias mudanças e nem sempre existe um estado mental de calma e foco suficiente para o fazer.
Os tratamentos de cuidados de rosto e ensinar as rotinas de autocuidado, são muitas vezes o ponto de partida para mudanças. Cada momento que se pratica um ritual está a ser transmitido uma mensagem de merecimento, cuidado e amor-próprio. A nossa imagem começa a refletir luminosidade e vitalidade e essa informação começa a entranhar.
Muitas vezes estas técnicas de beleza natural, tantas vezes consideradas como fúteis e secundárias, foram as ferramentas para iniciar mudanças, muitas vezes de estados emocionais depressivos, e fazer a ponte para trazer outros cuidados como rotinas ao estilo de vida, alimentação e meditação.
O ayurveda tem uma visão muito interessante sobre cuidados de beleza, que englobam alterações internas e externas. O conceito de beleza não se relaciona com modas e mercados mas em como emanas a tua melhor expressão e magnetismo. É um processo de aceitação da individualidade, de cuidado e apreciação própria. A forma como nos vemos é a imagem que transmitimos, se trabalho a minha autoconfiança é confiança e tranquilidade que vou irradiar.
Como tudo no ayurveda, os tratamentos, são de origem natural e personalizados às características individuais, o que faz toda a diferença! Posso criar um creme com ingredientes fantásticos e obter excelentes resultados numas pessoas mas efeitos desequilibrantes noutras. Os atributos dos ingredientes são ajustados às características individuais bem como às necessidades do momento.
O uso de ingredientes naturais facilita o seu reconhecido pelo organismo, e evita conduzir mais toxicidade ao organismo. Tudo o que colocamos na pele tem que ser digerido, por isso no ayurveda se diz que só devemos colocar na pele aquilo que pudermos comer!
Patrícia Vaz
Terapeuta de Ayurveda
AkiSintaSaúde