O 22º Encontro da Rede de Escolas Associadas da UNESCO, realizado em Évora no Agrupamento de Escolas Severim de Faria, foi dedicado ao tema “Património Cultural Material e Imaterial – um pilar para a Paz”. Neste âmbito, e num espaço privilegiado à confraternização e partilhas, foi apresentado o Projeto “Tempo de Silêncio/MT na Bartolomeu”.
A Bartolomeu Perestrelo é uma escola integrada, com alunos do Pré-escolar ao 3º ciclo do Ensino Básico, situada no centro do Funchal, Ilha da Madeira. Com mais de 50 anos de existência, alia a preservação de uma cultura herdada do passado com a necessidade de responder aos desafios contemporâneos. As linhas orientadoras do Projeto Educativo dão primazia à qualidade do ensino, à inclusão, à inovação pedagógica e tecnológica, aos valores humanos, à valorização da curiosidade, da procura do conhecimento e da aprendizagem enquanto processo contínuo ao longo da vida.
Em 2019, o Projeto “Tempo de Silêncio/MT” chegou à Bartolomeu pelas mãos do Dr. Eduardo Espírito Santo, no âmbito do FRIENDS (Fostering Resilience-Inclusive Education and Non-Discrimination in Schools), um projeto cofinanciado pela Comissão Europeia com vista a promover a educação inclusiva através do programa Tempo de Silêncio/Meditação Transcendental. Uma estratégia diferente das convencionais e cujas evidências científicas comprovam a melhoria da saúde mental e do bem-estar o qual é destacado por vários estudos, como o da OCDE “Student’s Well-Being” em 2017, pelo grande impacto nos resultados académicos dos estudantes. Entre desafios e oportunidade, a Escola implementou o projeto que envolveu um total de 70 pessoas entre as quais 59 alunos, professores, pais e staff. Na prática, trata-se de uma técnica simples, cientificamente documentada e aplicada com sucesso em muitas escolas pelo mundo, que não implica alterações ao currículo nem orçamentais, mas apenas a incorporação da prática do “Tempo de Silêncio” em 10 a 15 minutos, no início e no final da atividade letiva. Com uma aplicação mais simples ao nível do 1º ciclo, pelo carater da monodocência que facilita a sua prática diária, o Tempo de Silêncio/MT mantém-se na nossa Escola, e alunos, professores e pais, testemunham os efeitos que têm sido já revelados pelos estudos realizados, nomeadamente no âmbito do Projeto FRIENDS que envolveu várias universidades europeias e em Portugal, a Universidade do Algarve. Os resultados indicam redução dos desafios sociais e mentais como o bullying, diminuição do défice de atenção e da hiperatividade; a melhoria do respeito e da tolerância, redução do stress e da ansiedade, aumento da autoestima e autoconfiança, aumento da resiliência e do bem-estar dos alunos. Uma educação com base na consciência que se traduz numa melhoria das competências sócio emocionais, que promove a inclusão e se reflete numa maior eficácia profissional dos professores. Recentemente a prática do Tempo de Silêncio/MT foi destacada no Relatório publicado no e-book DGE – Ministério da Educação, num texto da autoria de Nuno Dorotea sobre o sucesso do Programa TEIP no Agrupamento de Escolas Alberto Iria onde esta técnica que conta com 22 anos de implementação, contribuiu para a melhoria da escola e para o bem-estar e sucesso dos alunos.
Na Bartolomeu, no âmbito da monitorização do projeto, as professoras das turmas envolvidas realizaram relatório sobre a prática do Tempo de Silêncio ao longo do ano e todas colocaram em evidência o interesse dos alunos pela prática e os benefícios a nível do bem-estar e da pré-disposição para as aprendizagens. A título de exemplo, extratos dos testemunhos das professoras titulares de duas turmas envolvidas:
“… Segundo as crianças, os TS foram momentos agradáveis, que tendo sido incorporados nas rotinas diárias da turma, passavam sempre muito rápido. No final, sentiam-se mais calmos e descontraídos (principalmente após o recreio).
(…) Pessoalmente, enquanto docente aplicadora do TS, verifico que os alunos ficam muito mais calmos e tranquilos, acalmando o ambiente da sala de aula e a disponibilidade para a aprendizagem. Noto que, após o MT as crianças aumentam o seu nível de atenção/concentração, trabalhando de forma mais autónoma e mais rápida, parecendo ganhar uma nova “energia”, que os impele de forma pacífica para a realização dos trabalhos. Assim sendo, e após dois anos de prática e aplicação do MT, sinto-me muito satisfeita com os resultados obtidos e motivada a continuar o percurso iniciado, pois vejo que esta é uma rotina “natural” e desejada pelos alunos.” (prof. Letícia Romão – 2ºano)
“(…) Todos os dias eram os alunos que relembravam que tinham de fazer a meditação, o que só por si era indicador do nível de interesse demonstrado pelos mesmos. Da parte dos pais, de uma forma geral, mencionaram que os seus educandos pelo menos uma vez ao fim de semana faziam também em casa o exercício de meditação e que notaram diferenças na postura destes perante a frustração, paciência e tolerância.” (prof. Raquel Sousa – 3ºano)
Na perspetiva dos alunos, destaca-se a recente “sondagem” sobre o Tempo de Silêncio em duas turmas do 2º ano, em que lhes foi pedido para pensarem nos momentos em que meditam, no que sentem, e para escreverem cinco palavras que lhes vem à mente sobre esses momentos. Os registos que surpreenderam a todos, evidenciam sentimentos positivos que vivenciam naqueles momentos. Algumas palavras aparecem repetidamente, e, “CALMA” é a que surge em maior número, seguida de “SILÊNCIO”; “FELIZ/FELICIDADE”; “DESENHO”; “TRABALHAR”; “VONTADE”, “PAZ”; “AMOR”; “AMIZADE”; “BOM”; “RELAXO/RELAXAMENTO”; “ALEGRIA”; “CONFORTÁVEL”; “IMAGINAR”. Outras menos prováveis mas não menos interessantes aparecem isoladamente como por exemplo, “FADAS”; “ARCO-ÍRIS”; “SEREIAS”; “HORTÊNSIA”; “COELHO”; “POKEMON”,… refira-se ainda as seguintes frases de um dos alunos: “IMAGINO COISAS QUE GOSTO”; “SINTO AMOR NO AR”. As palavras falam por si.
Na realidade, a escola contemporânea é um grande desafio, e a prática do Tempo de Silêncio/Meditação Transcendental constitui uma estratégia simples, de fácil aplicação, para uma educação com base na consciência enraizada no bem-estar, promotora da PAZ mundial.
Maria do Rosário Brazão