SINOPSE
A UNESCO, enquanto organismo integrado nas Nações Unidas, tem como principal prioridade a educação. Considerada um direito básico, constitui-se como o alicerce para a construção da paz e para o desenvolvimento de um futuro sustentável.
A Cátedra UNESCO em Educação para a Paz Global Sustentável (E=GPS) dedica-se a promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.
É com esta premissa, e sob a chancela da Cátedra UNESCO em E=GPS da Universidade de Lisboa, a qual tem vindo a ser desenvolvida no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas dessa Universidade (ISCSP-ULisboa), que surge o presente livro.
Estruturado em duas partes, a primeira dedicada aos fundamentos de uma educação para a paz e a segunda às diferentes vertentes de intervenção, este livro pretende constituir-se como um manual de apoio, não só nos estudos de educação para a paz, mas também no domínio dos direitos humanos e da cidadania.
Integra textos provenientes de diferentes perspetivas disciplinares, uns de natureza teórica e fundamental, outros de cariz pedagógico-didático, com vista a facilitar a aprendizagem destas matérias por parte de estudantes de nível graduado e pós-graduado. Visa, ainda, proporcionar elementos de análise e de metodologia de intervenção suscetíveis de serem adotados por profissionais da área social: psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais, animadores socioculturais, mediadores culturais, entre outros.
As páginas 203 e 204 são dedicadas ao Tempo de Silêncio |Meditação Transcendental nas escolas em Portugal como iniciativa geradora de Educação para a Paz.