Que impacto pode ter a aplicação regular da técnica de Meditação Transcendental em contexto escolar?
Com o intuito de aferir se uma Educação Baseada na Consciência daria os resultados esperados: melhoria do estado emocional dos jovens, promover uma cultura de paz, e melhoria dos resultados educativos, a diretora do Institut Jaume Mimó, de Cerdanyola del Vallès – Barcelona, a professora Mercedes Rom Rodrigues, e a coordenadora pedagógica, a professora Eva Fuentes, de 27 a 29 de março de 2023, visitaram o Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria em Olhão – estabelecimento de ensino público pioneiro na Europa, na implementação da referida estratégia educativa.
Nas palavras da diretora Mercedes Rom Rodrigues, o que viram e viveram, superou as expectativas, a escola respira paz, os alunos expressaram as suas emoções abertamente, vimos a qualidade das relações humanas entre alunos e professores.
A visita à Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, permitiu constatar as evidências científicas das mudanças, dado que esta instituição, sob coordenação do Prof. Doutor Sérgio Vieira, tem vindo a realizar estudos sobre o impacto da técnica em contexto escolar.
Nesta visita, que incluiu uma reunião com a diretora do Centro de Formação Ria Formosa, a professora Maria Eugénia Jesus, foi ainda possível verificar a relevância para o bem-estar docente, a partir desta estratégia educativa, a qual é disponibilizada por este Centro, sob a forma de formação contínua de professores.
A professora Mercedes Rom Rodrigues conclui o relato da sua experiência perguntando:
– Pode-se construir um projeto educativo onde a Meditação Transcendental seja a via para ambientes de paz, resiliência, êxito educativo e compaixão? – Sim, é possível.
Com idêntico propósito, deslocou-se igualmente um grupo de professores de diferentes cidades da Alemanha. Entre 15 e 19 de maio, este grupo de professores, pôde perceber a forma como este agrupamento vem a implementar com sucesso e de forma ininterrupta, desde 2010, esta técnica, bem como experienciar o clima gerado pela prática coletiva de diversas turmas. Este conjunto de experiências inspirou os professores alemães a promoverem iniciativa idêntica nas suas instituições de ensino.
Mas porque razão a técnica de Meditação Transcendental é uma ferramenta capaz de trazer melhorias para as instituições de ensino?
Porque se trata de uma técnica simples e natural, totalmente ausente de esforço, facilmente aprendida pelos alunos e com um grande impacto na eliminação dos obstáculos à aprendizagem, todo o tipo de stress, ao mesmo tempo que desenvolve as suas capacidades cognitivas – resultado de um melhor funcionamento cerebral, assim como o desenvolvimento de um vasto conjunto de valores humanos.
Por outro lado, como técnica que é, cultural, filosófica e religiosamente neutra, não implica qualquer alteração estrutural no funcionamento das escolas e é de fácil implementação.
Mas o que faz com que os alunos apreciem e mantenham a prática continuada da Meditação Transcendental? Porque dentro de si, encontram um lugar em que se sentem seguros, em paz e felizes.
Paulo Côrte-Real
Docente Escola Dr. Alberto Iria | Olhão