Programa Tempo de Silêncio – Meditação Transcendental no Agrupamento de Escolas Manuel da Maia

O Agrupamento de Escolas Manuel da Maia em Lisboa, é, neste momento, um conjunto de 3 escolas públicas, com alunos desde os 3 anos até ao 9ºano de escolaridade, situada na zona de Campo de Ourique, Lisboa.

É um agrupamento TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária) pela sua implementação em territórios desfavorecidos quer económica, quer socialmente, embora situado fisicamente num bairro em profunda transformação e mudança de habitantes para moradores estrangeiros e outros de classes sociais altas. Os seus alunos são oriundos maioritariamente de bairros limítrofes como Campolide, Alcântara, Amoreiras e Estrela.

Há uns 5 anos atrás num dos Congressos Nacionais TEIP, encontrámos dois professores que apresentavam para uma plateia de professores e técnicos um projeto que para nós fazia não só toda a diferença, como prometia trazer melhorias ao ambiente da escola e da sala de aula, trazendo através de uma prática simples a harmonia, a boa disposição e energia de que ansiávamos.

O entusiasmo de alguns de nós levou-nos a contactar esses colegas que de imediato nos puseram em contacto com os professores de Meditação Transcendental da Cooperativa Maharishi, em Lisboa.

Seguidamente e ao abrigo do Projeto FRIENDS e do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) iniciámos a aprendizagem de cerca de 30 professores e de uma turma piloto de 7ºano. Desde então temos vindo a alargar a prática aos alunos do 1º ciclo, fazendo para nós sentido começar pelos alunos mais jovens, criando neles hábitos de momentos de calma e bem-estar antes de iniciarem as atividades letivas. Neste momento temos 117 alunos do 1ºciclo, do 1º ao 4ºano a praticar MT (Meditação Transcendental) inseridos no Projeto “Tempo de Silêncio” / EUROPE e 30 alunos do 3º ciclo. Paralelamente este ano iniciámos o “Tempo de Silêncio” para todos os alunos do 5º aos 9º anos fazendo 10 minutos de silêncio ou auscultação do pulso, após o intervalo grande da manhã. Para muitos alunos foi revelador da ansiedade em que vivem tendo feito a diferença na mudança de alguns comportamentos mais agitados.

Este ano o agrupamento candidatou-se à Rede de Escolas Associadas da UNESCO, rede à qual pertence neste momento.

 

Ana Silva e Silva

Partilhar

Comments are closed.

Subscreva o nosso Boletim!

Subscribe our newsletter!