A riqueza da transformação de uma cultura de sucesso escolar
‘O projeto Tempo de Silêncio, implementado neste Agrupamento há muitos anos, permite um ambiente transformador que se traduz no impacto positivo das aprendizagens dos nossos alunos e um bem-estar social e psicológico em toda a comunidade educativa’.[1]
– Arlinda Figueira
Diretora do Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria
Os resultados desejáveis neste Agrupamento de Escolas, na cidade de Olhão, começaram a surgir desde a sua constituição como Escola TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, em 2007.
No que abrange as 10 Escolas TEIP do e-book ‘25 Anos de Programa TEIP em Portugal’ https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Noticias_documentos/ebook_25_anos_do_programa_teip_em_portugal.pdf fica-nos (págs. 53-63) o contributo de Nuno Dorotea, do Instº de Educação da Universidade de Lisboa, no qual dá destaque a uma das medidas deste Agrupamento – o Programa ‘Tempo de Silêncio – Tempo de crescimento pessoal e social – Meditação transcendental em contexto escolar’, como uma ferramenta intra curricular bem sucedida na transformação/evolução das práticas socioculturais e socio emocionais do quotidiano da comunidade educativa. Os seus efeitos transbordam das salas de aula.
Entre os seus benefícios ‘(…) o Respeito e a Tolerância, a redução de medos e ansiedades, elevando a consciência coletiva da comunidade a níveis de maior autoestima e autoconfiança, bem-estar, resiliência, e satisfação com a vida, refere a título de exemplo, no ano letivo de 2020-2021’(…) a turma do 9º ano que desde o 7º ano incluiu no seu currículo uma disciplina ao estudo do Yoga e da Meditação Transcendental apresentou níveis muito bons de comportamento e sucesso escolar de 94%. Esta medida que visa diminuir a desvantagem social dos alunos do Agrupamento, é atualmente disponibilizada também a toda a comunidade educativa.’[2]
Uma das riquezas deste projeto inclui o brio partilhado de pertença à Escola ‘(…) muitos dos alunos que frequentaram estas turmas iniciais têm atualmente uma forte ligação à escola e aos professores’.[3]
Como tem referido em vários encontros sobre o projeto ‘Tempo de Silêncio/Meditação Transcendental, o Prof. Luís Sérgio Vieira, Diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Algarve, os benefícios deste projeto são diretamente proporcionais à realização regular da prática da Meditação Transcendental, de duas vezes ao dia, durante alguns minutos, de acordo com as idades dos meditantes.
Eduardo Espírito Santo
[1] https://postal.pt/edicaopapel/agrupamento-de-olhao-projeto-permite-ambiente-transformador-pela-meditacao-na-comunidade-escolar/
[2]https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Noticias_documentos/ebook_25_anos_do_programa_teip_em_portugal.pdf (pág. 62)
[3] Idem pág. 56.