Programa de educação III/IIII
Ciência da Inteligência Criativa (CIC) e Maharishi Ayurveda
A CIC é apresentada como o estudo de ideias abrangentes que ligam as diferentes áreas do currículo e permitem que os alunos as relacionem com a sua própria vida. No currículo da CIC, os Princípios, Fundamentos e Qualidades são expressos e aprendidos em linguagem e atividades adequadas à idade dos alunos. As atividades de aprendizagem são cuidadosamente estruturadas para proporcionar experiências concretas que permitam aos alunos descobrir e explorar a gama de leis da natureza, e a variedade de expressões destas leis nas suas próprias vidas e no mundo à sua volta. Por exemplo, nos anos infantis e de acolhimento, as crianças adquirem uma compreensão destes princípios através da brincadeira e não através da análise intelectual. A nível júnior, as crianças descobrem a universalidade das leis naturais, observando a diversidade no mundo que as rodeia. No nível secundário, pela adição da CIC ao currículo académico o padrão liga as partes do conhecimento à totalidade do conhecimento, e a totalidade do conhecimento ao nível mais profundo da experiência do estudante.
O Ayurveda Maharishi é uma abordagem holística profunda e prática da saúde que leva em conta toda a vida. Equilibra o todo para que cada aspeto da vida – a fisiologia, psicologia, comportamento e intelecto – seja ordenado.
Restabelecemos o equilíbrio através da nossa prática diária de Meditação Transcendental e aplicando os princípios de Maharishi Ayurveda. Este conhecimento permite a restauração e manutenção do equilíbrio através da nutrição, rotinas diárias e sazonais, exercício e comportamento.
Com este conhecimento os alunos são capazes de desenvolver uma vida equilibrada e feliz, cada vez mais gratificante e livre de problemas e erros.
Programa educativo IIII/IIII
Princípios da Educação
Este é um corpo de princípios de ensino que constituem parte integrante da Educação baseada na Consciência e que formam o núcleo comum da prática de ensino na Escola Livre Maharishi. Estes princípios dão vida a cinco Fundamentos da Educação:
Recetividade – Inteligência – Conhecimento – Experiência – Expressão.
Quando estes fundamentos são plenamente vivificados através de um bom ensino, a aprendizagem é mais fácil, mais alegre, bem sucedida e gratificante. O ambiente de aprendizagem é estruturado para apoiar e alimentar todos os estudantes, independentemente do estilo de aprendizagem, capacidades, antecedentes ou género. A ênfase primária no ensino é dada ao fornecimento de experiências de aprendizagem abrangentes, para estudantes de todas as idades, que lhes permitam avançar ao longo do ciclo de aprendizagem:
Conhecimento → Ação → Sucesso → Realização.
Os estudantes são encorajados a aplicar ativamente os conhecimentos que estão a adquirir, e a partilhá-los com os outros de diversas formas. Quando estes princípios são plenamente vividos na vida da escola, as marcas da educação ideal são realizadas, tais como o entusiasmo pela aprendizagem, a apreciação pelo professor e o comportamento de autorreferência.
Conclusão
O conhecimento está estruturado na consciência
A Educação baseada na consciência reconhece que o processo educacional tem uma estrutura tripla que envolve:
- – o conhecedor (o estudante);
- – o conhecido (o currículo que o estudante estuda); e
- – os processos de conhecimento (que ligam o conhecedor com o conhecido).
Todos os três aspetos da educação devem ser plenamente desenvolvidos para que o conhecimento seja completo e para que a vida seja vivida em plenitude. A Escola Maharishi, através da sua utilização da Meditação Transcendental, desenvolve em primeiro lugar o conhecedor (o aluno). É por isso que o lema da Escola Livre Maharishi é: “o conhecimento está estruturado na consciência”. Ao implementar um programa educacional que inclui o desenvolvimento sistemático da capacidade de conhecer e compreender (consciência), toda a aprendizagem subsequente torna-se mais fácil, mais eficaz e agradável.
Cortesia de Derek Cassells, Diretor da Escola Livre Maharishi em Westminster.