Implementação da Meditação Transcendental torna Escola Dr. Alberto Iria exemplo europeu de boas práticas

Pelo segundo ano consecutivo a Escola Dr. Alberto Iria acolheu profissionais de educação espanhóis, ao abrigo do programa europeu ERASMUS+ Job Shadowing, com o intuito de conhecerem o projeto Tempo de Silêncio e a sua metodologia de implementação.

Depois de professores de Valência, agora a Escola Dr. Alberto Iria acolheu no passado mês de maio, professores e técnicos de uma escola de Córdova, para partilhar a metodologia do Tempo de Silêncio com a Meditação Transcendental (MT) que implementa ininterruptamente desde 2010, sendo que a primeira abordagem teve lugar em 1999.

As professoras e psicólogas espanholas, como forma de adquirirem novas competências educativas neste âmbito, tiveram a oportunidade de realizar formação em Meditação Transcendental, conhecer em detalhe a forma de implementar esta boa prática em contexto escolar, contactar com turmas que a aplicam, bem como a visita a outras escolas do Algarve que também desenvolvem o projeto. Reuniram com a Presidente da Associação de Pais deste agrupamento, Carla Santos, a qual explicitou o apoio à implementação desta boa prática promotora de bem-estar, e ainda no Centro de Formação Ria Formosa com a sua diretora, Maria Eugénia Jesus, onde tomaram conhecimento da oferta formativa neste âmbito, e por último, foi ainda realizada uma visita à Universidade do Algarve/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, onde conheceram os estudos de impacto psicológico que esta instituição realizou, coordenados pelo Doutor Luís Sérgio Vieira, no âmbito dos projetos europeus EUROPE e FRIENDS sobre a implementação desta técnica em contexto escolar. A apresentação dos resultados desta investigação contou também com a presença das doutoras Alexandra Gomes e Joana Vieira dos Santos.

Partilhar

Comments are closed.

Subscreva o nosso Boletim!

Subscribe our newsletter!